O Brasil é o pais com a maior incidência de raios no mundo, só no Brasil são quase 60 milhões de raios por ano e só no mês de janeiro de 2013 foram quase 460 mil raios.
Para evitar que raios atinjam a casa é preciso instalar os para raios. A Função do aparelho é proteger a estrutura e as pessoas que estão dentro da residência/empresa. O Para Raio capta a energia da nuvem e leva para o chão, através de fios de cobre que são condutores. No solo à uma troca de energia.
De acordo com o Senhor Hilton Moreno (Engenheiro Eletricista) o Para Raio leva um frio de cobre até o chão onde é ligado a alguns sistemas de condutores que estão enterrados e esses condutores espalham a energia pelo chão.
Porém, os para-raios são equipamentos frágeis e devem ser realizadas manutenções frequentes. Para prédios e casas residenciais o ideal é fazer a manutenção de 05 em 05, já em galpões e fábricas o ideal é realizar as manutenções de 03 em 03 anos e em locais que existe risco de explosão, como postos de combustível e refinarias o correto é fazer a manutenção anualmente.
Segundo o engenheiro Hilton Moreno todos os prédios devem ser equipados com o aparelho, o para raio só deve ser dispensado em casas que estão entre os prédios, já que as descargas elétricas atinge os pontos mais altos, sendo assim, não existe a possibilidade do raio cair na casa que está entre os prédio.
Notamos que a força da natureza é incontrolável, então é bom se proteger e fugir de situações de risco.
Vejas as dicas para evitar prejuízos com descargas elétricas:
- Se você estiver na praia, campo ou qualquer área descoberta fique longe de árvores antenas e torres. Procure imediatamente um abrigo, que pode ser uma casa ou um carro.
- Em casa, tire todos os equipamentos da tomada (para evitar que existam panes e que os eletrônicos queimem).
- Você também pode utilizar um “dispositivo protetor” que funcionam como barreiras para o excesso de energia. Elas são instaladas no quadro de força da casa ou da empresa, para fornecer ainda mais proteção é possível utilizar um tapete isolante nas proximidades do quadro de força, como maneira de evitar choques ocasionados naquela área.